Programação - Inovação Digital

As informações sobre os palestrantes/apresentadores estão logo abaixo do tema da palestra/apresentação (basta clicar na seta dropdown).  Caso prefira baixar ou imprimir a programação, clique aqui:  Programação Inovação Digital

 

DIA 20/5 - MANHà     |       https://youtu.be/u47D5rIdo2k

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS MATERIAIS APRESENTADOS NO TURNO MATUTINO

 
 9h - Mesa de abertura

Sefa, GT-66 e Efaz.

 
9h30 - 10h30    Game e Educação: Caminhos e Perspectivas 
Foto_Lynn

Palestrante:  Lynn Rosalina Gama Alves

Professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais - UFBA. Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 1D, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Universidade de Turim, na Itália. Coordenou os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq, FAPESB, Proforte), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Insitu (SEC-Ba), Industriali (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), DOM (SEC-Ba), Janus (SEC-Ba) e Gamebook (CAPES/FAPESB) e Lider SIM (CAPES).
Organiza e coordena há 14 anos o Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas.

 
10h35 - 11h35   Cidadão Quiz - Game educativo sobre cidadania e Educação Fiscal

Apresentador:  Leandro Silveira dos Santos

Foto_Leandro_Silveira

Auditor do Estado de Mato Grosso do Sul, formado em Análise de Sistemas, Assessor de Tecnologia da Informação da Controladoria-Geral do Estado, responsável pelos sistemas de Transparência e-OUV e e-SIC, Portal da Transparência e Portal de Dados Abertos. Trabalhou na implantação do Observatório da Despesa Pública – ODP Estadual e coordena o projeto Robô Arauto - Análise e Resultados Automatizados - uma ferramenta de automação voltada para Auditoria e Compliance.

 
10h35 - 11h35   Games e Educação Fiscal. Educando para a cidadania

Apresentadora:  Liliana Pincolini

Foto_Liliana

Possui Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Trabalha na Prefeitura Municipal de Santa Maria onde atualmente é Diretora da na E.M.E.F. Euclides da Cunha e também na Rede Estadual onde atua na Vice-Direção no Noturno na E.E.E. Médio Dom Antônio Reis. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana em pesquisas sobre Gênero e Direitos das Mulheres e atualmente é mestranda da UFN no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens(MEHL).

 

 
10h35 - 11h35   Cidadão Infiltrado: Um jogo utilizando a gamificação como forma de aumentar engajamento na Educação Fiscal

Apresentador:  Márcio Luiz Carlos de Morais

Foto_Marcio_Morais

Auditor Fiscal de Tecnologia da Informação da Receita Estadual - Orientador da Célula de Relacionamento com a Sociedade - Doutorando em Administração pública na Universidade de Lisboa - Mestre em informática educativa (UECE) - especial em gerência estratégica da informação e direito tributário - graduação em Informática, Direito e Contabilidade.

 

 
11h40 - 12h00   Perspectivas da Educação Fiscal no Paraná

Palestrante:  Mário Brito

Foto_Mario_Brito

Auditor Fiscal, Diretor da Escola Fazendária do Paraná, membro do grupo gestor do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ). Graduado em Informática e mestre com dissertação em tecnologias para educação a distância. Foi professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e professor de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Jorge Amado. É coautor de livros na área de educação e tecnologias.

 

 

DIA 20/5 - TARDE      |       https://youtu.be/O4K7xSyGeQs

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS MATERIAIS APRESENTADOS NO TURNO VESPERTINO

 
13h30 - 13h55   Inovação humana para a transformação digital   

Palestrante:  Rodrigo Narcizo

Foto_Rodrigo_Narcizo

Mestre em Educação e pedagogo pela UERJ. Cofundador da rede Conexão Inovação Pública RJ. Servidor público federal ocupante do cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com atuação em gestão de pessoas, gestão do conhecimento, fomento e parcerias, inovação e escritório de projetos. Professor universitário, entusiasta da inovação no setor público e, acima de tudo, aprendiz.

 

 
13h55 - 14h50   Curso de Design Thinking – Desafios para a implantação das trilhas de aprendizagem na Educação Fiscal

Apresentadora:  Eliane Pinheiro Maciel Prates Prietto Dias

Foto_Eliane

Auditora Fiscal do Estado do Rio Grande do Norte, desde 2005, graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós graduada em Direito Administrativo pela Escola de Governo do RN em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Desde 2020, lotada na Coordenadoria de Educação Fiscal e líder do projeto de Inovação da SET-RN. Após o iLabthon, ajudou a fundar na SET-RN o Laboratório de Inovação, LAbRE-SET.

 
13h55 - 14h50   Trilha da Educação Fiscal

Apresentadora:  Andreia Gomes Feitosa

foto_andreia_feitosa

Educadora e Terapeuta Financeira DSOP, Vice-Presidente e membra Tocantins-Abefin tem formação em Coaching, PNL e Análise Transacional. É palestrante, economista com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica e atualmente cursando Pós-graduando em Gestão de Investimentos e Educação Financeira  atua há mais de 18 anos no serviço público no Governo do Estado do Tocantins, na Escola de Gestão Fazendária – Egefaz como Coordenadora do Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEEF e com projetos focados em  Educação Financeira, Educação a Distância e Gestão do Conhecimento.

 

 
14h55 - 15h55   Identificação da relação entre a política fiscal e escolas municipais

Apresentadora:  Debora Isabel da Silva

foto_Débora

Possui graduação em Administração (2013), pelo Centro de Ensino Superior de Catalão, sou especialista em Finanças e Controladoria (2015), pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão é recentemente me formei em especialista em Docência em ensino superior no IF Goiano (2020). Atualmente sou professora de cursos de capacitação e qualificação no COTEC-GO com ênfase e administração financeira. E tenho experiência em empresas como Caramuru, Comau, Manserv, Vale do Rio Doce, Sindicatos Metalúrgicos e outras. 

 

 
14h55 - 15h55   Cariri Consciente: O conhecimento transforma o Cidadão

Apresentador:  Milton Jarbas Rodrigues Chagas

Foto_Milton_Jarbas

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Unb/UFPB/UFRN (2011). Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB (2020). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Coordenador do curso de Ciências Contábeis. Coordenador do Programa de Extensão Cariri Consciente: o conhecimento transforma o cidadão e do projeto NAGES (Núcleo de Apoio à Gestão em Entidades Sociais).

 

 
14h55 - 15h55   O uso das mídias na disseminação da Educação Fiscal na EJA

Apresentadora:  Rosiane da Costa Toledo Campos

Foto_Rosiane

Licenciada em matemática pela UF-GO, Pós Graduada em Métodos e Técnicas de Ensino, atualmente aluna do Mestrado em  Educação e com 22 anos de atuação no ensino de matemática na rede pública estadual e municipal de Senador Canedo Go, no ensino fundamental II, Ensino Médio e EJA. Convicta que nós educadores e escolas juntos, podemos fortalecer em diferentes culturas juvenis e adulta suas trajetórias humanas incluindo e desenvolvendo o protagonismo social consciente. 

 

 
16h00 - 17h00   Conectando Cidadania - vídeos educativos

Apresentadora:  Ciliana Nunes

Ciliana_Nunes_PB

Contadora, especialista em Gestão Pública. Gerente Operacional de Educação Fiscal da Escola de Administração Tributária - ESAT/PB. Representante do GT-66 de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da fazenda da Paraíba - SEFAZ/PB.

 

 
16h00 - 17h00   Plataforma de Cidadania fiscal

Apresentador:  Márcio Luiz Carlos de Morais

Foto_Marcio_Morais

Auditor Fiscal de Tecnologia da Informação da Receita Estadual - Orientador da Célula de Relacionamento com a Sociedade - Doutorando em Administração pública na Universidade de Lisboa - Mestre em informática educativa (UECE) - especial em gerência estratégica da informação e direito tributário - graduação em Informática, Direito e Contabilidade.

 

 
16h00 - 17h00   Inovando a Educação Fiscal - curso EAD Nota Cidadã

Apresentador:  Cleber Soares de Brito 

Foto_Cleber

Mestre em Gestão das Organizações Aprendentes, pela UFPB. Professor dos Cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira, do Centro Universitário – UNIESP; Coordenador do Projeto de Extensão do Núcleo de Educação Fiscal e Financeira – NEFF. Vencedor do Prêmio AFRAFEP de Educação Fiscal 2020 na categoria Instituição, aqui em João Pessoa – PB. Sou também servidor da Secretaria da Fazenda Estadual da Paraíba e consultor SEBRAE.

 

 
17h05 - 17h50   Ponto de Atendimento Virtual: Incrementando a Cidadania Fiscal

Apresentador:  Kelcio Cesar Goedert

Foto_Kelcio

Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Blumenau/SC, formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie/SP e pós-graduado em Direito Tributário e Aduaneiro pela PUC/MG. Integra o Grupo de Cidadania Fiscal da 9º Região Fiscal da Receita Federal do Brasil.

 

 
17h05 - 17h50   Importância dos Sindicatos Estaduais no fortalecimento da Educação Fiscal

Apresentador:  Carlos Alberto Stadler

Foto_Stadler

Bacharelado em Direito – Universidade Estadual de Ponta Grossa 1988/1993, Especialização em Direito Tributário – Universidade de Direito de Curitiba – 2000, Diretor Departamento de Compras – Prefeitura Municipal de Ponta Grossa/PR- 1992 /1996, Auditor Fiscal do Estado do Paraná – admissão 1996, Chefe da Agência da Receita de Arapoti/PR - 1998/1999, Inspetor Regional de Fiscalização - Delegacia da Receita de Ponta Grossa/PR 2008/2010 , Inspetor Regional de Tributação - Delegacia da Receita de Ponta Grossa/PR – 2011, Gerente Setor de Cobrança - Delegacia da Receita de Ponta Grossa/PR - 2012/2015 , Delegado Regional da Receita – Delegacia da Receita de Guarapuava/PR 2015/2018, Inspetor Geral de Arrecadação Receita – 2018, Inspetor Regional de Tributação - Delegacia da Receita de Ponta Grossa/PR – 2019, Vice presidente sindical no SINDICATO DOS AUDITORES FISCAIS DO PARANÁ -2020.

 

 

DIA 21/5 - MANHà     |       https://youtu.be/gJ0qsTwrcSc

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS MATERIAIS APRESENTADOS NO TURNO VESPERTINO

 
8h30 - 9h45   Educação Fiscal em tempo de Pandemia

Apresentadora:  Maria Cristina Kaufmann

foto_maria_cristina_kaufmann

Graduada em Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM FÍSICA, ESTATÍSTICA pela Unisc e especialização em GESTÃO ESCOLAR pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora municipal da EMEF Nero Pereira de Freitas, no município de Vale Verde/RS.

 

 
8h30 - 9h45   Educação Fiscal no contexto da Pandemia - do presencial ao virtual

Apresentador:  Marcílio Hubner de Miranda Neto

Foto_Marcílio

Enfermeiro, doutor em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Professor na Universidade Estadual de Maringá (PR), onde atua desde 1989.  Possui um vasto currículo no ensino, na pesquisa e na extensão. Atua em projetos de Educação Fiscal desde 2004. É coordenador do projeto de extensão universitária "Dramatizando a Cidadania Fiscal" na UEM. Coordena o canal do Youtube "Amigos do Mudi" com cerca de 5.500 inscritos, o qual veicula conteúdos sobre Cidadania Fiscal. 

 

 
8h30 - 9h45   Transformação em tempo de Pandemia: o caso da Escola de Gestão do Paraná através da prática de ensino a distância

Apresentadora:  Maria Cristina Dias Bittencourt

Foto_Maria_Cristina

Servidora do estado do Paraná desde 2003. Formada em Letras-Português e Inglês, é pós-graduada em Administração Empresarial, em Marketing & Propaganda, em Psicopedagogia, em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e em Gestão Pública. Participou da Edição 2014-2015, do Programa de Desenvolvimento Educacional, com pesquisa-ação no uso de mídias sociais e TDIC como ferramenta pedagógica. Atualmente coordena a equipe de ensino da Escola de Gestão do Paraná.

 

 
8h30 - 9h45   Acompanhamento das contas públicas durante a Pandemia

Apresentadora:  Cristiane Mari Tomiazzi

foto_cristiane_tomiazzi

Pós-graduada em Direito Agro Financeiro - Unicesumar - Maringá/PR - Conclusão 2005. Pós-graduação em Gestão de Empresas pelo Instituto Paranaense de Ensino / Faculdades Maringá - Maringá/PR. - Conclusão 2003. Pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil pelo Instituto Paranaense de Ensino - Maringá/PR - Conclusão 2001. Curso de atualização em Direito - Inejur - Instituto de Estudos Jurídicos Avançados - Maringá/PR - Conclusão 1999. Escola Superior da Magistratura em Maringá/PR. - Conclusão 1998. Graduação em Direito pela Universidade Paranaense (UNIPAR) - Paranavaí/PR - Conclusão 1991. Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências e Letras e Paranavaí (FAFIPA) - Paranavaí/PR. Advogada Consultora na área empresarial com foco especial em cooperativas. Vice-Presidente da PLURICOOP Cooperativa de Trabalho de Executivos em Gestão e Treinamento - Cooperativa fundada por profissionais com reconhecido conhecimento na área do cooperativismo, com a finalidade de prestar serviços de consultoria, gestão e treinamento para Cooperativas e Empresas. Gerente Jurídica e Análise de Riscos (Auditoria Interna) na Cocamar Cooperativa Agroindustrial - Maringá/PR. Presidente Gestão 2020/2022 – SER/Observatório Social de Maringá.

 

 
9h50 - 10h50   Webinário: ‘O papel do consumidor e da cidadania fiscal na promoção do desenvolvimento regional’

Apresentadora:  Tamara Dentee

Foto_Tamara

Formada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Especialização em Direito Internacional pela UFRGS e cursando Especialização em Educomunicação pela Uniritter. Desde 2005, é servidora concursada da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul no cargo de Técnica Tributária da Receita Estadual.

 

 
9h50 - 10h50   Matemática Aplicada na Educação Fiscal na prevenção à saúde

Apresentadora:  Bárbara Lima Ferreira

Barbara

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás, Complementação Pedagógica pelo Instituto Máximus, Pós-Graduada em Neuropedagogia e Psicanálise e cursando Neurociências e Transtorno de Aprendizagem. Atualmente é professora de Matemática e Xadrez no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Nivo das Neves desde 2017. Autora de Projetos que envolve a inclusão: A Importância do Xadrez como instrumento pedagógico para alunos da inclusão e a Matemática Aplicada na Educação Fiscal na prevenção à Saúde, destacando a importância do Saneamento Básico na prevenção de doenças.

 

 
9h50 - 10h50   Por uma nova Educação Fiscal política

Apresentador:  Wagner de Oliveira Bomfim Júnior

foto_wagner_bomfim

Mestre em Ciências Humanas pela Universidade da Fronteira Sul. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas com habilitação em Direito Internacional. Servidor da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul desde 2016, lotado no Posto Fiscal de Estreito. Servidor e pesquisador voltado para questões de sociologia jurídica e econômica, bem como economia comportamental. 

 

 
10h55 - 11h55   Ações de Educação Fiscal e cidadania – formação de acervo cultural

Apresentadora:  Eliane Pinheiro Maciel Prates Prietto Dias

Foto_Eliane

Auditora Fiscal do Estado do Rio Grande do Norte, desde 2005, graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós graduada em Direito Administrativo pela Escola de Governo do RN em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Desde 2020, lotada na Coordenadoria de Educação Fiscal e líder do projeto de Inovação da SET-RN. Após o iLabthon, ajudou a fundar na SET-RN o Laboratório de Inovação, LAbRE-SET.

 

 
10h55 - 11h55   Cidade Legal - Aplicativo para 5º ao 8º ano

Apresentador:  Mayton Ferreira da Silva

Foto_Mayton

Técnico da Receita Estadual de Minas Gerais; Contador; Professor de educação financeira e mercado financeiro; Desenvolvedor de jogos eletrônicos indie.

 

 
10h55 - 11h55   Inovação na Prática - Aplicação da Plataforma Moodle

Apresentador:  Guilherme Sampaio Sapiência

foto_guilherme_sapiencia

Possui Bacharelado em Engenharia de Computação, Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás e mestrado em Ciências Moleculares pela Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Estrutura de Líquidos e Sólidos; Cristalografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Business Intelligence, Machine Learning e Moodle.

 

12h00  -  Encerramento