TRUPE ARTE ÉTICA E CIDADANIA E GRUPO ABAECATU PARTICIPARAM DE EVENTO DE CIDADANIA FISCAL EM CIDADE GAÚCHA-PR 04/09/2017 - 10:40

Servidores e estudantes do Câmpus do Arenito, em Cidade Gaúcha/PR,  professores e alunos do ensino básico fizeram, na última segunda-feira (28), o Curso Ética, Neuroética e Educação Fiscal com Foco no Desenvolvimento Humano e Profissional de Qualidade, ministrado no anfiteatro do CAR, da Universidade Estadual de Maringá, pelo Prof. Marcílio Hubner de Miranda Neto.

O professor Marcílio  e os integrantes do Grupo Abaecatu, fizerem uma palestra show sobre Educação Fiscal e Cidadania, focando na premissa de   que a corrupção no Brasil irá reduzir quando a população tiver cultura tributária e realizar o controle social dos gastos públicos.

Depois, o grupo Arte, Ética e Cidadania, composto por professores, servidores e alunos da UEM, funcionários da Receita Estadual, Receita Federal e voluntários do Observatório Social de Maringá, entrou em cena com a peça teatral educativa "O Auto da Barca do Fisco".

O texto satiriza a corrupção no Brasil e, de maneira lúdica, apresenta os princípios do Programa de Educação Fiscal. A peça é inspirada no auto da barca do inferno, de Gil Vicente, e no auto da compadecida, de Ariano Suassuna. Os personagens e suas ações são baseados em pessoas e fatos reais, informa o Prof. Marcílio, autor do texto.

Para alguns participantes, o conteúdo foi muito útil e serviu para esclarecer muitos pontos relativos à cidadania fiscal.

Segundo o diretor do Câmpus do Arenito, Marcelo Alessandro Araujo, “o curso também serviu para dar um 'puxão de orelha' em todos nós, pertencentes ou não ao serviço público, pois nos questionou sobre nosso papel e responsabilidades no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e harmoniosa"

Ainda na avaliação dele, a apresentação de teatro fechou com chave de ouro o curso, pois complementou de maneira divertida, sem deixar de ser crítica, os ensinamentos passados no curso.

As atividades em Gaúcha foram possíveis graças à parceria entre a UEM, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), e o Câmpus do Arenito/UEM, além do apoio da Prefeitura do Município.

Este evento faz parte das ações de educação fiscal junto ao público escolar, às quais são diretrizes do PNEF - Programa Nacional de Educação Fiscal e do GEFE/PR - Grupo de Educação Fiscal Estadual.