Trilha de aprendizagem da Sefa inicia com o curso Liderança Estratégica para Resultados 13/07/2017 - 15:50

Foi realizado, de 10 a 12 de julho, o primeiro módulo da trilha "Gestão estratégica para resultados na Sefa- nível estratégico", direcionada à alta administração da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

O evento, que ocorreu na Escola de Administração Tributária (Esat), em Curitiba, deu início ao cronograma de ações de capacitação da trilha, que integra o Programa de Aprendizagem para Resultados, desenvolvido pela Escola de Gestão do Paraná, com financiamento do Banco Mundial.

Essa primeira capacitação teve como objetivo apoiar o desenvolvimento de habilidades de liderança dos gestores da Fazenda para a geração de resultados. O docente foi o especialista em Qualidade em Serviços e Administração, Evaldo José Bazzegio. “A tônica principal foi ampliar a mentalidade do líder, para que ele seja capaz de, no dia a dia, conseguir resolver as mais variáveis e complexas questões que surgem, como as novas tecnologias, as gerações que têm pensamentos diferentes e a escassez de recursos”, explicou Bazzegio. 

O assessor do secretário da Sefa, Euwaldo Baldez, avaliou o curso como sendo de suma importância. “A capacitação apresentou várias técnicas para melhorar o relacionamento com a equipe, visando melhores resultados, e contribuiu para que sejamos mais receptivos e tenhamos um relacionamento profissional de melhor de qualidade”, relatou Baldez.

O coordenador de orçamento da Sefa, João Giona, destacou que o curso excedeu às expectativas. “Ele focou bastante na gestão de pessoas e isso fez bastante diferença para mim. Vários participantes, assim como eu, têm uma origem técnica, e somos alçados à posição de gestores líderes. Às vezes essa transição não é muito bem-sucedida, e o curso contribui bastante nesse sentido”, disse Giona.

O chefe de gabinete da Sefa, Celso Tadeu Silveira, ressaltou a importância de capacitações como essa. “Costuma-se investir bastante nos níveis operacionais e táticos, e preparar para o estratégico. Quando os profissionais chegam a atuar no nível estratégico, muitas organizações pensam que eles já estão formados e que não precisam mais se atualizar. No entanto, o mundo muda constantemente, então, esse tipo de curso é perfeito para nos aperfeiçoarmos”, analisou Silveira. 

Trilha de aprendizagem da Sefa

Serão ofertadas ao todo 528 horas de capacitação, na modalidade presencial, com estimativa de 450 participações. O objetivo do treinamento é desenvolver nos diversos níveis gerenciais (estratégico, tático e operacional) da Sefa, a cultura de gestão por resultado.

A expectativa é de que a capacitação permita o melhor enfrentamento dos desafios da Secretaria relacionados à redução de despesas, ampliação da captação de receitas não tributárias e da arrecadação das receitas tributárias e, consequentemente, a ampliação da capacidade de investimentos, no Estado do Paraná.

Os três próximos módulos da trilha abordarão os temas Gestão estratégica orientada para resultados; Governança e inovação; e Modelagem de indicadores e monitoramento & avaliação. 
Fonte: Escola de Gestão

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias