Efaz reúne representantes de 15 empresas para tratar de gamificação voltada à educação fiscal 08/01/2024 - 12:26

A Escola Fazendária do Paraná (Efaz) realizou, na última quarta-feira (1º), um encontro virtual com representantes de 15 empresas de jogos eletrônicos e associações de tecnologia e educação. O foco da reunião foi o desenvolvimento de uma plataforma educacional gamificada voltada para a educação fiscal. Participantes de seis estados brasileiros estiveram presentes: Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.

A reunião ajuda a identificar parceiros estratégicos para o projeto, que faz parte do Profisco II, o Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado, em andamento há três anos.

Victor Cayres, consultor da Efaz e especialista em games e sistemas gamificados, comentou: “Contar com representantes de empresas de diversos estados foi um passo importante para mapear o setor e definir a estratégia de contratação de um parceiro de desenvolvimento.”

 

A gamificação – aplicação de elementos característicos de jogos, como competição, desafios, recompensas e narrativas envolventes, em contextos não lúdicos – tem sido amplamente adotada para envolver participantes nas mais diversas atividades e áreas do conhecimento, aumentando o engajamento e incentivando o pensamento crítico.

Mário Brito, diretor da Efaz, destacou a relevância da educação fiscal na conscientização dos cidadãos sobre o funcionamento dos impostos e sua contribuição para o Estado. “A educação fiscal promove transparência, fornece conhecimento sobre o destino dos recursos públicos e incentiva a participação cívica e o cumprimento das obrigações fiscais.”

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias